31 de dez. de 2011

O que seria exatamente um logotipo?

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica e suas cores. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca e essencial na gestão dela (branding), algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação da mesma. A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que, embora tido como correto pela lingüística é considerado por designers, publicitários e profissionais de marketing um neologismo impreciso e incorreto.

No livro “As 22 consagradas leis do marketing” os autores Al Ries e Jack Trout citam que marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção. Sendo assim a imagem e a percepção ajudam a criar valor, que é um dos objetivos primordiais do marketing, sem imagem não existe percepção e sem percepção não se cria valor.
Sem logotipo a empresa/marca não tem como ser representada graficamente, ou seja, não existe marca sem logotipo.

A identidade da marca inicia-se no logotipo, a partir daí evolui e se torna matriz para instrumentos comunicacionais aumentar a conscientização e construção de percepções do consumidor frente à marca, produtos e empresas. Um fator importantíssimo em estratégias de posicionamento ou reposicionamento.

A empresa necessita de sistemas de identidade de marca memoráveis autênticos, significativos, diferenciados, sustentáveis, flexíveis e que agreguem valor. Seu reconhecimento deve ser imediato, sejam quais forem às culturas e costumes. O responsável pela representação e identificação de todo esforço de marketing é o logotipo e suas cores, é o que virá na cabeça do consumidor quando ouvir falar de determinada marca.

Antes da criação de um logotipo, deve se pesquisas e estudos. Levando em conta principalmente fatores culturais. Perguntas importantes que devem ser respondidas para a criação de logotipos e cores que o integrarão são: Quem sou? Quem precisa saber? Porque é preciso saber? Como eles vão descobrir? Como quero que eles respondam?

Selecionamos aqui alguns dos mais interessantes logotipos que fazem muito mais do que simplesmente representar, eles passam uma mensagem oculta.

FedEx: É uma empresa norte-americana de transporte expresso de correspondências, documentos e objetos oferecendo ainda vários serviços de logística. FedEx é um acrônimo do nome original da empresa, Federal Express, é equivalente aos Correios aqui no Brasil. O espaço entre a segunda letra E e o X forma o desenho de uma seta, que sugere rapidez e precisão.




VAIO: É uma marca de notebooks, produzida pela Sony. A palavra "VAIO" vem da sigla Video Audio Integrated Operation (Operação Integrada de Áudio e Vídeo), desde 2008, para celebrar 10 anos do padrão VAIO, seu nome foi mudado para Visual Audio Intelligence Organizer (Organizador Inteligente de Áudio e Vídeo), fazendo referência ao desenvolvimento de software para caixa de som e webcam embutidos.Famosa linha de notebooks fabricados pela Sony. As letras V e A são estilizadas em forma de ondas, representando o sinal analógico, enquanto as letras I e O são desenhadas de modo a representar o binário 1-0, símbolo do sinal digital.
  



HORROR FILMS: Podemos ver que o carretel do filme é colocado de tal modo que lembra um rosto espantado.



YOGA AUSTRALIA: O espaço entre a mão e perna entrelaçadas da figura feminina forma o mapa da Australia, onde a empresa fica estabelecida.
AMAZON: Neste logotipo são dois os desenhos embutidos: o traço amarelo sugere o sorriso de satisfação de quem compra na grande loja de vendas pela internet; esse mesmo traço é uma seta que liga a letra inicial A à letra final Z, deixando entender que os clientes podem encontrar de tudo na empresa, ou seja, produtos de A a Z.

TOBLERONE: O desenho contido neste logo certamente é o mais escondido. A famosa empresa de chocolates é originária de Berna, Suiça, conhecida como a Cidade dos Ursos. Agora que você sabe disso, dê uma nova olhadinha na montanha para ver um animalzinho peludo, caminhando alegremente pelos Alpes.


NBC: Sem dúvida, essa é um dos logotipos mais criativos. Um pequeno corte em uma das seis paletas faz surgir a figura de um vaidoso pavão, símbolo da rede de televisão norteamericana.



ELETTRO DOMESTICI: Marca italiana de eletrodomésticos. Neste logotipo, o desenho se sobressai e as letras é que ficam em segundo plano. A tomada elétrica, na verdade, é formada pelas letras E e D, em cores contrastantes.

CARREFOUR: A rede francesa de supermercados conhecida no Brasil e no mundo. Muita gente levou algum tempo para perceber que o espaço entre as duas setas que apontam em sentidos opostos forma a letra inicial do nome da empresa "C".

LG: Girando o logo 45° em sentido horário e deslocando a letra L em direção à extremidade superior da letra G, surpreendentemente encontraremos a figura simbólica do velho pacman (come-come).

Body Wisdom: As mãos transmitem, eficazmente, a massagem relaxante com a profundidade dos olhos da coruja, para dar a sensação de “sabedoria”. Excelente!


Eight: Este logotipo é um dos melhores. O efeito tipográfico mostra a variação do número 8 em todas as letras do logo.





Elle Hive: Elle Hive é uma empresa especializada na construção de tratores compactos. As letras “E” e “H” forma a imagem de um trator visto de cima.

E por aí vai. Existem inumeros logotipos interessantes que representam em grande estilo suas marcas, vale a pena pesquisar mais sobre isso. Principalmente profissionais de marketing, publicitários, empresários, designers e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário