A análise SWOT (ou FOFA em português) é uma
ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam ou podem
vir a afetar seu funcionamento. Este é o primeiro estágio e extremamente
essencial na gestão do planejamento estratégico, o que ajuda o profissional de
marketing focar nos pontos principais da empresa.
A sigla representa a primeira
letra das palavras, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os
Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa ligados ao contexto que chamamos de
MICROAMBIENTE (clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, concorrentes).
Já as oportunidades e ameaças são fatores externos ligados ao contexto do que
chamamos de MACROAMBIENTE (econômicos, demográficos, socioculturais,
tecnológicos e político-legais).
Faz parte de um sistema de
inteligência de marketing simples para posicionar ou verificar a posição
estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey,
que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de
Stanford nas décadas de 1960 e 1970,
usando dados da revista Fortune das 500 maiores
corporações.
Foi criada por dois professores da Harvard Business
School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.
Por outro lado a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um
conselho de Sun
Tzu:
"Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as
oportunidades e proteja-se contra as ameaças".
Pode ser entendido como pontos
fortes:
- Vasto
conhecimento em marketing, especializado na área.
- Atendimento.
- Um
novo produto ou serviço inovador.
- A
localização da empresa.
- Qualidade
dos processos e procedimentos.
- Qualquer
outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço, etc.
Tirar o máximo partido dos
pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
Um ponto fraco da sua firma
poderia ser:
- Falta
de conhecimento em marketing ou qualquer outro departamento.
- Produtos
ou serviços semelhantes aos seus concorrentes.
- A
localização do seu negócio.
- Baixa
qualidade de seus produtos ou serviços.
- Reputação
duvidosa entre outros.
As estratégias a adotar
devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer
face às ameaças.
Uma oportunidade para seu negócio
poderia ser:
- Um
mercado em desenvolvimento, por exemplo: a internet.
- Fusões,
junção entre empreendimentos ou aliança de estratégias.
- Mudança
para novas áreas do mercado, às quais oferecem melhores lucros.
- Um
novo Mercado Internacional.
- Uma
vaga no Mercado causada pela ineficácia da competição.
Desenvolver estratégias que
minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem
as oportunidades detectadas.
Uma ameaça poderia ser:
- A
entrada de um novo competidor em sua área empresarial.
- Guerra
de preços com competidores.
- Um
competidor tem um novo produto ou serviço inovador.
- A
competição possui um melhor acesso aos canais de distribuição.
- Taxas
são introduzidas ao seu produto ou serviço.
- Não
acompanhar avanços tecnológicos.
- Questões
ambientais, entre outras.
Tirar o máximo partido dos
pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
Como
podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível
de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da
empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos
das ameaças.
Devendo
esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto
(elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência
(melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.
A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a
formulação estratégica propriamente dita e para facilitar seu entendimento utiliza-se geralmente cores especificas nos quadrantes como no quadro acima.
A
aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um
impulso para a mudança cultural da organização.
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