1 de jan. de 2012

Termos técnicos de marketing.


Os termos de marketing, que são geralmente em inglês pela enorme influência americana nessa área, costumam confundir bastante a cabeça dos universitários no inicio do curso.

Como toda área de atuação, o marketing também possui sua linguagem técnica e fica praticamente impossível fugir de algumas palavrinhas em situações como apresentações e até mesmo em simples conversas sobre o assunto. Algumas palavras vemos com mais e outras com menos freqüência, mas é sempre bom saber o que elas querem dizer.

Algumas dessas palavras têm tradução e outras temos que ficar com o sentido geral do que elas querem dizer sem ter palavras específicas para representá-las em português.

 O Canal Marketing separou alguns dos termos mais usados em assuntos mercadológicos, mas antes vamos ver o que significa a palavra MARKETING.

Em inglês a palavra “market” significa mercado e “ing” seria um gerúndio, ao pé da letra marketing seria algo como “mercadeando” ou o termo mais usado ações de mercado.

NETWORKING = Rede de relacionamentos informais dentro e fora da empresa, tecida com o objetivo de conseguir informações privilegiadas ou qualquer outra coisa.

BUDGET = Orçamento empresarial, verba que empresa destina às ações de marketing ou outras atividades.

TARGET = Público alvo, grupo de pessoas que possuem características semelhantes, com potencial para serem futuros clientes ou consumidores do produto em questão que serão alvo de campanhas de Marketing e vendas.


Branding ou Brand management = Marcando. Significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca.

PROSPECT = Consumidor em potencial. Geralmente um target-group é formado por vários prospects.

START UP = Alinhamento dos recursos indispensáveis para iniciar uma empreitada, um empreendimento.

START-UP CAPITAL = Capital utilizado para implantação das atividades de uma empresa: localização, aquisição de equipamentos e instalações, contratação de pessoal.

MARKET SHARE – Participação de mercado ou fatia de mercado. Indica qual é a fatia de mercado que a empresa ou marca possui perante concorrência.

SHARE OF MIND = “Espaço conquistado na mente do consumidor”. Revela o quanto as suas ações de Marketing estão sendo eficientes no sentido de fazer suas marcas ou produtos permanecerem na lembrança dos consumidores.

DOWNSIZING = Eliminação de fatores supérfluos, de modo a reduzir o custo da operação, sem prejuízo à eficiência e aos resultados esperados.

BUYING POWER = Poder de compra.

HOLDING = Empresa que o objetivo consiste em tomar e deter participações em outras empresas com vista a controlá-las ou a dirigir as suas atividades.

BENCHMARKING = Ocorre quando uma empresa observa seus concorrentes (ou outras empresas) com o intuito de aprender e se aprimorar, copiando ou adaptando boas soluções encontradas por eles.

COMMODITIES = Produtos padronizados, comercializados em larga escala. Geralmente utilizada no plural, à palavra commodities significa mercadoria. No mercado financeiro é utilizada para indicar um tipo de produto, geralmente agrícola ou mineral, de grande importância econômica internacional, amplamente negociado entre importadores e exportadores. As commodities são negociadas por Bolsas de Valores específicas.

COMMODITY = Palavra geralmente utilizada no plural - commodities. Palavra inglesa que significa mercadoria, mas no mercado financeiro é utilizada para indicar um tipo de produto, geralmente agrícola ou mineral, de grande importância econômica internacional porque é amplamente negociado entre importadores e exportadores. Existem bolsas de valores específicas para negociar commodities. Alguns exemplos de commodities seriam: café, algodão, soja, cobre, petróleo.

FOLLOW-UP = Retornar, fazer um acompanhamento. Follow-up significa entrar em contato com uma pessoa ou empresa para verificar como ela está reagindo ao relacionamento com a sua empresa (produtos, atendimento, qualidade, etc).

PERSONAL SELLING = Venda pessoal. 

JOINT-VENTURE = Forma de aliança entre empresas juridicamente independentes que objetiva a criação de novo negócio. É normalmente estabelecida entre uma empresa com capital necessário ao financiamento do projeto, e outra que domina as competências técnicas, os contatos comerciais ou ambos. Nesse sentido, a franquia pode ser considerada como uma espécie de joint-venture.

STAKEHOLDER = Pessoa ou grupo de pessoas e organizações que possuem podem influenciar as atividades de uma empresa.

DIRECT SELLING = Venda direta. 

JUST-IN-TIME= (a) Estratégia de gestão de estoque pela qual matéria-prima e componentes são entregues ao fabricante no momento exato do processo de produção; (b) Fazer a coisa certa, com a qualidade exigida; (c) Entregar sem desperdício de tempo, qualidade ou quantidade.

RESEARCH = Pesquisa

TRADEMARK = Marca registrada. Nome, símbolo, lema ou desenho que identifica legalmente uma organização e/ou seus produtos e, em alguns casos, previne o uso indevido de marcas similares ou idênticas.

TRAINEE = Estagiário. Profissional em fase de treinamento durante processo de admissão por uma empresa.


Return On Investment = Retorno sobre investimento.

KNOW HOW = Experiência técnica. Saber fazer. O termo é geralmente utilizado para referir-se a processos de fabricação não patenteada, mas que exige grande habilidade. Refere-se também a um conjunto de operações que demandam experiência específica.

WORKSHOP = Oficina. Reunião de grupos de trabalho interessados em determinado projeto ou atividade para discussão e/ou apresentação prática do referido projeto ou atividade.


CHAIRMANO Chairman é o mais alto funcionário de um grupo organizado, como um conselho, comitê ou assembléia deliberativa. A pessoa que detém o cargo é normalmente eleitos ou nomeados pelos membros do grupo. O chairman preside as reuniões do grupo montado e conduz seus negócios de forma ordenada.

Esses são alguns dos termos mais usados em marketing.

Um comentário:

  1. Não posso agradecer o suficiente ao serviço de financiamento da Lemeridian e deixar que as pessoas saibam o quanto sou grato por toda a assistência que você e sua equipe prestaram, e estou ansioso para recomendar amigos e familiares caso precisem de aconselhamento ou assistência financeira a 1,9% Empréstimo comercial .Via contato:. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. Continue com o excelente trabalho.
    Obrigado, Busarakham.

    ResponderExcluir